0

img

O que é sucesso? Há muitas maneiras de definir sucesso: dinheiro, status, poder, influência, posição etc

Algumas medidas importantes para sucesso são o impacto e a influência que indivíduos exercem sobre pessoas à sua volta; seja no ambiente de trabalho, na comunidade ou em seus lares e, de imediato, podemos dizer que isto não tem a ver com dinheiro. Será que a pessoa que mais lhe influenciou até hoje foi a mais rica que você já conheceu? Não existe verdadeiro sucesso sem o poder da afluência e da influência. Você nunca terá sucesso sem legado. Em outras palavras: sucesso é a diferença que a vida de alguém faz na vida de outras pessoas.
Analisando histórica e espiritualmente, poucas pessoas exerceram e exercem impacto tão grande quanto o apóstolo Paulo (veja como exemplo o filme “Paulo, Apóstolo de Cristo”, em exibição atualmente nos cinemas, produzido pela poderosa Sony Picture, que está levando milhares de pessoas aos cinemas e às visualizações nas mídias têm sido umas das maiores para filmes no momento). Paulo de Tarso, cuja vida e escritos são apresentados no Novo Testamento da Bíblia, em seus dias colaborou sobremaneira para que a fé cristã se espalhasse por todo o império romano, viajando a maior parte do tempo a pé. Imagine o que ele teria realizado se dispusesse de um jatinho, telefone celular, internet e notebook?
Embora muitos de nós direcionemos a vida para alcançar objetivos na esfera profissional e nos negócios, creio que o apóstolo Paulo oferece lições que podemos aplicar a nós mesmos. Estas são as chaves para uma vida bem-sucedida:
– Senso de direção – Para obter sucesso é importante você saber para onde está indo, suas metas e objetivos: “Corro direto para a linha de chegada a fim de conseguir o prêmio da vitória” – Filipenses 3.14.
– Contentamento – Capacidade de lidar com circunstâncias inesperadas e se elevar acima das adversidades. “Aprendi o segredo de estar satisfeito em toda e qualquer situação” – Filipenses 4.12.
– Comprometimento – Ao atingir sucesso em um empreendimento, requer disposição para perseverar diante de dificuldades e desafios: “Mas eu não dou valor à minha própria vida. O importante é que eu complete a minha missão e termine o trabalho que o Senhor Jesus me deu para fazer” – Atos 20.24.
– Compaixão – Como Paulo permaneceu sensível às necessidades das pessoas ao seu redor, ele sentiu com o coração do outro; ele viveu empatia com as pessoas à sua volta. “Ainda que eu tenha… todo o conhecimento, e tenha uma fé capaz de mover montanhas, se não tiver amor… nada disso me valerá” – 1 Coríntios 13.2-3.
– Fé Contagiante – Líderes de sucesso acreditam piamente em sua missão e seu entusiasmo é contagioso. “Com a força que Cristo me dá, posso enfrentar qualquer situação” – Filipenses 4.13.
– Serviço ao Próximo – Líderes egocêntricos geralmente têm mandatos curtos. O líder dedicado a servir aos outros, auxiliando-os a atingir suas metas é aquele que encontra seguidores dispostos. “Vou ficar contente em gastar tudo o que tenho e até a mim mesmo para ajudá-los” – 2 Coríntios 12.15.
– Persistência e Perseverança – Tem um ditado que nos lembra: “O importante não é como você começa, mas como termina”. Certamente isso era verdade para Paulo: “De todos os lados somos pressionados, mas não desanimados; ficamos perplexos, mas não desesperados; somos perseguidos, mas não abandonados; abatidos, mas não destruídos” – 2 Coríntios 4.8-9.
Experimente aplicar estas qualidades em sua própria vida e veja o resultado. Aproveite também e faça uma honesta reavaliação de sua vida até aqui; é possível que você se sinta um fracasso, um verdadeiro derrotado, mas de fato você não o seja… E talvez você esteja se sentindo um campeão, contudo suas conquistas sejam tão pequenas e fúteis, e pelos meios que você usou para atingi-las sejam tão vergonhosos que na real você não seja tão vencedor assim.
Reavalie suas palavras e atitudes e seja uma pessoa verdadeiramente bem-sucedida. E não se esqueça: você nunca será um fracasso até que você desista de lutar.

Carlito Paes

Sem comentários