Potencial diz respeito a potência! Potencial é poder, para uma pessoa ou nação, pessoal ou coletivo. Há países com força econômica, militar, industrial, e quando isso gera riquezas dizemos que esses países tem um “desenvolvimento em potencial”. Todos nós temos um enorme potencial, bem no fundo de nossas almas, disso não há dúvidas. A grande questão é se realmente estamos explorando este potencial, para alcançarmos aquilo que queremos, ou simplesmente deixamos de fazer isso.

Concentrar em nosso potencial faz grandes diferenças. Assim conseguimos obter resultados incríveis em nossas vidas. As distrações trazem grandes perdas de potência. A grande verdade é que se não explorarmos nosso potencial, não seremos capazes de descobrir nossas verdadeiras habilidades, e também, o que somos capazes de realizar. É preciso ter energia, foco e querer aprender sempre com cada experiência que a vida nos oferece, e também, desenvolver novas habilidades que nos prepararão para determinadas situações e desafios futuros.

Uma coisa é certa, devemos estar preparados técnica e profissionalmente para a oportunidade que aparecer para canalizar nosso potencial. Para crescer devemos estar prontos a aprender e descobrir com cada situação que vivenciamos uma oportunidade para o desenvolvimento deste potencial. Alias, é justamente nos momentos de dificuldade que aprendemos mais sobre nós mesmos. Em momentos de superação descobrimos nosso verdadeiro potencial.
No entanto, não precisamos esperar por algum desafio em nossa vida para explorarmos o nosso potencial. Podemos fazer isso conscientemente, antecipando nossas ações que irão nos direcionar para os resultados por nós desejados. Para que isso aconteça, comece por você, inicie uma busca, participe de palestras, cursos, leia bons livros. Esteja ligado na área de desenvolvimento pessoal, finanças, comunicação e empreendedorismo. Quanto mais experiências tivermos – principalmente experiências de aprendizado – mais poderemos explorar o nosso potencial em outras áreas, seja em nossa vida pessoal ou profissional.

Acreditar em si mesmo é sem dúvida o alicerce para todas as nossas ações. Infelizmente, muitas pessoas preferem acreditar nos fatores externos: na economia, no governo, nas notícias, na bolsa de valores, na mídia, na opinião de outras pessoas. Todos nós temos uma expertise particular em alguma área da vida. Algumas pessoas têm habilidades para música. Outras têm habilidades para os negócios. Outras ainda têm habilidades para ensinar. E você, qual é sua habilidade? É aí o ponto de partida para explorar o seu potencial. Sinceramente, haverá momentos em que você vai sentir medo, ansiedade ou vergonha, pois somos todos seres humanos. As pessoas que vencem, não deixam de sentir essas emoções. Elas simplesmente sabem com lidar com elas, e usando o verdadeiro potencial. Novamente, a grande maioria quando sentem emoções negativas ficam paralisadas pelo medo.

Se quisermos ganhar “músculos”, temos que vencer a gravidade. A única maneira de fazer um músculo crescer é adicionar sobrecarga. Saia da zona de conforto. Sem disciplina, não há comportamento consistente. Aprender com os nossos erros é sem dúvida, um grande aprendizado. Desta maneira, estaremos evitando repetir os mesmos erros.
“Potencial é uma das palavras mais maravilhosas em qualquer língua. Ela espera o futuro com otimismo. É cheia de esperança. Traz a promessa de sucesso e realização. Sugere grandiosidade. Potencial é uma palavra baseada em possibilidades.” John C. Maxwell (autor, conferencista e pastor).

Pr. Júlio Florêncio

Sem comentários

Deixe uma resposta