IGREJA DA CIDADE EM SÃO JOSÉ DOS CAMPOS

SOBRE NÓS

A Igreja da Cidade em São José dos Campos está na região desde 1942, atuando de forma intensa na cidade por meio do Campus Colina e do Campus Primavera. Também estamos presentes em outras cidades por meio da nossa Rede de Igrejas da Cidade, abrangendo Areias, Caçapava, Caraguatatuba, Guaratinguetá, Guarulhos, Itajubá, Jacareí, Jambeiro, Mogi, Pindamonhangaba, Resende, Santo Antônio do Pinhal, São Bento do Sapucaí, São Paulo, Suzano, Taubaté e Santo André.

Já somamos mais de 20 mil membros em aproximadamente 1300 grupos da cidade.

Uma de nossas marcas é a ajuda ao próximo. A igreja empenha-se em estar próxima às comunidades nas cidades em que está inserida por meio de uma forte atuação social. Através da Cidade Social e da Casa Sol, atendemos adictos, moradores de rua e pessoas em situação de vulnerabilidade social.

Nossas celebrações são contemporâneas, dinâmicas e contextualizadas, preparadas para receber pessoas de todas as idades.

Somos uma igreja viva e dirigida por propósitos. Assim, trabalhamos para alcançar, conectar, empoderar e enviar pessoas para os quatro cantos da terra. Como diz nosso pastor líder, Carlito Paes: “A igreja não é o ponto de chegada, mas o ponto de partida.”

A VISÃO

“Ganhar todas as Pessoas para Jesus”

A MISSÃO

Transformar pessoas comuns, em extraordinários discípulos de Jesus.

PROPÓSITOS

Ser uma igreja bíblica dirigida pelos propósitos de Jesus: Missões, Adoração, Comunhão, Serviço e Discipulado.

VALORES

Somos uma igreja que crê e vive a Palavra de Deus, em amor, incluindo pessoas na família do Céu e trazendo o sobrenatural à Terra em todas as áreas do viver, de modo contextualizado, excelente e transparente.

NOSSA HISTÓRIA

A Igreja da Cidade em São José dos Campos nasceu em 1942, como Igreja Evangélica Batista de São José dos Campos. Um tempo depois mudou para Igreja Batista da Praça Kennedy e, em 1982, passou a chamar-se Primeira Igreja Batista em São José dos Campos.
Assim como mudou de nome também mudou algumas vezes de endereço. Ao todo foram 5 vezes. Hoje, estamos presente em 8 diferentes lugares em São José dos Campos e em mais 17 outras cidades da região e 3 cidades em outros estados. Preparamo-nos para expandir ainda mais, e, em breve, estaremos em mais cidades de outros estados.

O Campus Colina é a nossa plataforma de preparo e envio para estas novas igrejas. Mais do que nunca, é muito perceptível que vivemos um novo tempo de Deus que nos encaminha a uma nova realidade e para continuarmos sendo uma igreja saudável, balizada pelos propósitos bíblicos, crescente, multiplicadora, perseverante em Jesus, renovada em sua estrutura,contextualizada em sua comunicação, pastoreada por uma Rede de Células e guiada pelo Espírito Santo.

Nossa mudança e crescimento refletem nosso movimento, nossa evolução e nosso dinamismo. Como os romanos diziam: “Tempora mutantur et nos, mutamur in illis”, ou seja, “Os tempos mudam e nós mudamos com eles.” Não mudamos nossa visão, missão, valores e princípios, mas constantemente mudamos técnicas, estratégias, processos, nomes e lugares, revelando assim o nosso diálogo com o momento da história. Somos chamados para ser a história. O que nunca mudará é a Palavra de Deus. “O céu e a terra passarão, mas as minhas palavras jamais passarão” (Lucas 21.33). E também a nossa fé em Jesus Cristo, pois cremos no que está escrito, em Hebreus 13.8: “Jesus Cristo é o mesmo, ontem, hoje e para sempre”.
Seguimos também uma tendência global. Em especial na Europa e Estados Unidos, as igrejas históricas, muitas delas batistas, estão vivendo um novo momento. Estas igrejas estão mudando de nome e expandindo sua influência com a abertura de novos campi e igrejas.
Como nosso nome anterior era PIB (Primeira Igreja Batista) e outras igrejas em diferentes cidades usam este nome, precisávamos de um nome que refletisse a visão da nossa igreja e assim nasceu a Igreja da Cidade, porque nossa visão é ganhar todas as pessoas das cidades para Jesus. Há alguns anos temos usado este nome para nossas outras igrejas e vimos que era o tempo de unificar esta informação para nosso povo e para a sociedade em geral.
Permanecemos ligados à Convenção Batista Brasileira e aliados com as igrejas coirmãs. Contudo, entendemos que nosso maior compromisso é com a direção do Espírito Santo. Nosso orgulho não é ser uma Igreja Batista ou ser da Igreja da Cidade em São José dos Campos.
Nosso maior orgulho é ser Igreja de Jesus Cristo, o Senhor!
Seguimos na direção mais importante, que é cumprir a Grande Comissão (Mateus 28.19-20) e viver o Grande Mandamento (Marcos 12.30-31) de nosso Senhor Jesus Cristo até a Sua volta.
Assim sabemos que todas as demais questões são apenas meios e, por isso, periodicamente, passamos por processos de ajustes e reajustes. Contudo, seguimos prioritariamente cumprido o chamado e obedecendo ao Espírito e à Palavra de Deus, sabendo que Jesus nunca disse que seria fácil, mas Ele disse “… eu estarei sempre com vocês, até o fim dos tempos” (Mateus 28.20).