PACIÊNCIA, A TERCEIRA MANIFESTAÇÃO DO FRUTO DO ESPÍRITO

0

“O fruto do Espírito é amor.

Se vivemos pelo Espírito, andemos também pelo Espírito.”

(Gálatas 5: 22a, 25)

A virtude cristã paciência, que em algumas traduções Bíblica encontramos o termo longanimidade, é também uma linda manifestação do Fruto do Espírito.

“A sabedoria do homem lhe dá paciência; sua glória é ignorar as ofensas.” (Provérbios 19:11).

A paciência é uma grande virtude cristã, precisamos dela mais do que podemos imaginar.  Se você é um cristão já encontrou a sua, e se não é, encontre por meio de Jesus, porque sem Jesus não existe paciência duradora e efetiva para todos os momentos. A paciência não prega em palavras, mas com toda certeza é um poderoso instrumento de pregação do Evangelho de Cristo por meio da sabedoria e do testemunho.

Nem todo mundo que tem paciência tem Jesus, mas todos que tem Jesus precisam ter paciência! Alguns pensamentos de grandes homens obrem paciência para ajudar em nossa reflexão.

“Se fiz descobertas valiosas, foi mais por ter paciência do que qualquer outro talento.” Isaac Newton – Teólogo, Físico e Matemático Inglês

“Ter paciência é difícil, mas o resultado é gratificante.” Jean-Jacques Rousseau – Escritor e Filosofo Suíço

“Não é fácil ter paciência diante dos que a têm em excesso.” Carlos Drummond de Andrade – Poeta e Escritor Brasileiro

A palavra portuguesa “paciência” vem do termo latino patientia, utilizado neste verso na Vulgata Latina, que por sua vez vem do adjetivo patiens (“aquele que sofre, que se submete, que suporta” > “que é paciente”), do verbo patior, que significa primordialmente “sofrer”, tanto no sentido habitual de “sofrer”, quanto naquele de se passar por algo, algo acontecer consigo.

Está de certa maneira relacionada a palavra do original grego utilizada aqui, que é μακροθυμία (makrothymia), que traduzimos por “paciência”. A palavra é composta por dois radicais, o adjetivo μακρός (makrós), que significa “longo”, “longe”, e θυμός (thymós), que significa “paixão”, “ira”, indicando o tipo de atitude derivada de emoções intensas.

Assim, a tradução literal é uma paixão longa, ou seja, a qualidade de alguém que espera tempo o suficiente antes de demonstrar ira, evitando que se demonstre em força uma reação emotiva demais ou pessoal demais. A longanimidade!

θυμός (thymós) é o termo utilizado para a ira de Deus em Apocalipse, por exemplo, demonstrando que só Deus pode demonstrar a ira justa, que se direciona apenas ao pecado, que não tem a ver com um desabafo emocional, que é como os humanos demonstram ira. Do mesmo modo, Deus também tem μακροθυμία (makrothymia), como para dizer que só podemos resistir a tentação de sucumbir às paixões por meio da ação do Espírito – justamente por isso ela é listada como um dos Seus frutos. Veja estes exemplos:

Pois também Cristo sofreu pelos pecados uma vez por todas, o justo pelos injustos, para conduzir-nos a Deus. Ele foi morto no corpo, mas vivificado pelo Espírito, no qual também foi e pregou aos espíritos em prisão que há muito tempo desobedeceram, quando Deus esperava pacientemente [μακροθυμία (makrothymia)] nos dias de Noé, enquanto a arca era construída.  (I Pedro 3:18-20a). Tenham em mente que a paciência (makrothymian) de nosso Senhor significa salvação, como também o nosso amado irmão Paulo lhe escreveu, com a sabedoria que Deus lhe deu (II Pedro 3:15).

O amor é uma virtude paciente. “O amor é paciente” (I Co 13:4). Significa que é amável ser paciente. Para ajudar você ter paciência em suas relações interpessoais, primeiro, entenda que cada pessoa é diferente. “Ninguém, na verdade, pode saber o que a outra pessoa está pensando, ou como ela é na realidade, senão a própria pessoa”. (I Co 2:11). Todos nós somos diferentes. Porque somos diferentes, criam-se mal entendidos. Precisamos ser pacientes uns com os outros.

Entenda também que as nossas diferenças revelam nossa singularidade! “Mas, pela graça de Deus, sou o que sou, e sua graça para comigo não foi em vão; antes, trabalhei mais do que todos eles; contudo, não eu, mas a graça de Deus comigo”. (I Coríntios 15:10). Nós não somos cópias, não fomos feitos em série, somos pessoas únicas e especiais.

Busque hoje mesmo o encher-se do Espírito Santo, para que o amor seja manifestado em sua vida também através da paciência. Quanto mais paciente você se torna, mais de Jesus você deixa transparecer em sua vida para aqueles que estão à sua volta.

 

Carlito Paes

Sem comentários