Cada vez mais vivemos em um mundo complexo, cheio de dificuldade e problemas, inclusive muitos já estão perdendo a esperança. Talvez por que estão colocando sua esperança no lugar errado.
Desemprego, injustiças, violência, morte, suicídio, drogas, divórcio, corrupção, pobreza e tantos outros problemas estão ao nosso redor e muitas vezes tão perto de nós que eles nos tocam, e de alguma forma podem até invadir nossas casas, famílias e até o coração.
Jesus uma vez nos disse que os problemas alcançariam a todos, que neste mundo teríamos aflições (Bíblia – João 16.33). Ele, no seu maior sermão, o que chamamos de Sermão do Monte, terminou-o falando-nos que as tempestades, os rios e os ventos, os problemas desta vida alcançariam a todos.
Os que baseariam a vida nas incertezas, na ausência de Deus e por isto na desobediência, teriam muitos problemas. Mas, os que construíssem suas casas em um terreno forte, com fé, obediência, justiça e verdade, também os teriam. Talvez por isto o ponto auge deste sermão é a oração, a que chamamos de “Oração do Pai-Nosso”, onde Jesus nos ensina que para vivermos num mundo tão difícil, precisamos buscar a Deus.
Hoje quero lhes falar que há um caminho a ser percorrido. E no meio do caminho precisaremos escolher o que fazer: se vamos confiar apenas em nossas qualidades e forças ou se vamos pedir a ajuda de Deus.
Há uma forma de se passar pelas dores, dificuldades e problemas desta nossa vida humana, esta forma é a oração. Tenho visto que as pessoas têm diminuído o poder da oração, muito pelo descrédito que alguns dão a ela, mas a oração é a maior arma do ser humano. Ela defende toda a nossa esperança. E ataca tudo o que não é bom, querendo não apenas entrar em nós, como destruir tudo o que Deus já construiu.
Quero então aumentar o seu nível de expectativa na oração, dizendo algumas coisas que a oração é muito além do que dizem.
A oração é mais do que repetições religiosas, é mais do que meditação transcendência da mente, é o abrir do coração para uma conversa pessoal de fé, um diálogo de filho para o Pai. Ore com o coração, muito mais do que com palavras. Todos os seres humanos têm uma língua do coração, você pode falar quantos idiomas puder, mas sempre haverá uma que é a língua do seu coração. É com este coração, nesta língua, com esta intensidade que devem sair as palavras.
A oração é muito mais do que um rito, é um relacionamento. Quando oramos estamos falando com Deus. E quero deixar claro para você, desde já, que Ele quer te ouvir, quer te escutar, mesmo que já saiba de tudo, Deus sempre quer nos escutar. Não estamos cumprindo um papel da religião, estamos nos aproximando de quem nos chamou a orar, o nosso Pai.
A oração é muito mais do que um momento ou ação em relação a Deus, é o anseio de uma alma inquieta. Se você está vendo algo que o incomoda é para os braços do Pai que você deve correr. Quanto mais perto de Deus você estiver, mais calmo, sereno e tranquilo você estará. Em Deus não há insegurança. Os que esperam no Senhor não se abalam. (Bíblia – Salmo 125.1).
O meu chamado a você é, ore com paixão e fé! (Bíblia – 1 Tessalonicenses 5.17). Isto não indica que não fará mais nada, não! Indica que enquanto você está fazendo qualquer coisa desta vida, isto deve ser feito em oração. Viva orando! E o seu momento de oração será apenas um resultado de todos os outros momentos que você já têm, durante todo o seu dia. Uma relação profunda de amor com o seu Pai.
Deus o está esperando! Abra seu coração e espere que Ele te responda, Ele também anseia por se encontrar com você. Ore como se tudo dependesse dEle e trabalhe como se tudo dependesse de você!
Carlito Paes.