0

acredite

Acreditar sempre foi um assunto completamente ligado a espiritualidade, a religiosidade, mas acreditar não está apenas ligado a isto. A medicina está estudando muito o poder da fé, de acreditar no tratamento de doenças incuráveis ou muito graves. Acreditar é muito importante.
Muitos artigos médicos estão tratando da importância do paciente acreditar no poder do tratamento ou até mesmo na cura de sua doença, chamam isto de efeito placebo. O placebo é um aparente medicamento usado em teste aprovados pelos órgãos de saúde em que uma parcela de pacientes usam o medicamento verdadeiro e outros usam o mesmo medicamento, mas sem o princípio ativo, tendo dentro das cápsulas apenas açúcar, farinha ou soro fisiológico. Já não é mais assustador para a medicina averiguar ou até homologar o poder que acreditar tem para curar. O efeito contrário é o chamado de Nocebo. Que é quando o paciente tem tantos pensamentos negativos a respeito do tratamento que, mesmo que tome o medicamento correto, com o princípio ativo, não faz o efeito esperado pela medicina.
Um exemplo claro do efeito placebo, do poder de acreditar, foi o que um renomado médico americano fez no Texas. Dez pacientes, com fortes dores no joelho devido a artrite, aguardavam a vez de serem operados pelo cirurgião J. Bruce Moseley. Cético sobre os reais benefícios da cirurgia, Moseley resolveu fazer um teste. Conseguiu a aprovação do comitê de ética do hospital e o consentimento dos pacientes. Os dez homens seriam anestesiados e levados para a sala de operações. No entanto, apenas dois deles seriam submetidos à cirurgia completa, que consiste em retirar parte da junta inflamada e lavar a região afetada. Três teriam apenas a área atingida lavada e, nos cinco restantes, seriam feitos apenas três pequenos cortes superficiais no joelho, imitando os normalmente adotados nesse tipo de cirurgia. Seis meses depois, os dez pacientes ainda não sabiam a que tipo de procedimento haviam sido submetidos, mas todos eles sentiram o mesmo grau de diminuição das dores.
Acreditar em algo bom, na cura, na alegria, na honestidade, na esperança, na vida, nunca fez mal a ninguém, pelo contrário, faz é muito bem. Por isto quero te convidar a acreditar, mas não acredite apenas nisto, mas forje e regue a sua fé com a verdade de Deus. Acreditar na vida é muito bom, acreditar em Deus mantém esta vida. A Bíblia nos diz: “a fé vem por ouvir a mensagem, e a mensagem é ouvida mediante a palavra de Cristo.” (Romanos 10:17). Aquela fé, na vida, pode te fazer viver melhor, esta fé, em Cristo, vai te fazer viver para sempre.
Acredite mais! Acredite em Deus! Acredite! Que o Pai te abençoe muito.

Carlito Paes

Compartilhe
Anterior
Próximo

Sem comentários