Estamos chegando ao final de mais um ano, e tivemos muitos desafios em 2016. Em nosso país estamos atravessando uma crise. Ficamos mais cautelosos e querendo ou não tivemos que mudar alguns hábitos, fomos forçados a isto. Nem todas as experiências que tivemos foram boas, mas delas podemos tirar lições de sabedoria para não vivermos o mesmo ano novamente.

Se quisermos viver momentos diferentes, precisamos de fato mudar as nossas escolhas. Isso pode começar agora. Na esfera macro precisamos refletir mais em como escolhemos nosso governantes, por exemplo. Na esfera micro, podemos reavaliar nossas atitudes diárias.

Você passou por uma crise financeira junto com seu país? Você sentiu o preço de alimentos comuns a nossa mesa, como o tomate, o limão e verduras chegarem a valores altíssimos? Certamente você precisou rever seu orçamento e sua cesta de compras. Aprendemos com essa dificuldade que podemos ser mais criativos, econômicos e assertivos. Como podemos fazer isso de forma prática? Crie o hábito de ter uma planilha orçamentária. Você perceberá que pode ser mais econômico, viver melhor e controlar os gastos supérfluos.

Outra mudança que você pode incorporar a sua rotina é o de evitar confraternizações à noite. Percebe que elas costumam terminar um pouco mais do horário que você programou? Encontros feitos pela manhã nos conduzem a refeições mais saudáveis, otimizam nossa agenda e tem horário para acabar.

Procure cuidar melhor da sua saúde. Quando estamos bem fisicamente, nossa mente e nossa emoção tem respostas diferentes diante dos desafios diários. Por vezes, o mais difícil não é fazer uma dieta alimentar, mas incorporar um alimento saudável, como uma fruta e a ingestão de mais água, por exemplo. Tenha o hábito de fazer a lista de compras, assim vai fugir das promoções que não agregam à sua saúde nos supermercados, e vai criar comprometimento com suas decisões alimentares.

Que tal trocar a TV por um livro? Não é preciso ficar sem TV, mas você pode escolher um horário para não a assistir, substituindo-a por algo mais interessante e produtivo. É possível também fazer cursos online de curta duração. Se hoje você fosse demitido, teria uma ideia interessante para uma nova fonte de renda?

Onde estão os seus sonhos? Muitos sonhos ficam presos ao “quando”: Quando eu estiver em tal situação econômica eu irei realizar aquele sonho. Você pode se preparar e planejar para realizar seu sonho. Dedique alguns minutos do seu dia e comece trazer seu sonho à realidade. Sempre vão existir muitos e-mails, reuniões, então as horas sobre as quais mais temos controle são aquelas antes de sairmos de casa. Acorde mais cedo se preciso, comece a ler artigos, ver ideias relacionadas com o que você projeta. Quando surgir a oportunidade, você estará pronto.

Permita-se mudar sua mentalidade. Procure ter rum conhecimento mais amplo das coisas. Dê sentido e significado a tudo o que você faz. Não deixe que a vida te leve, mas procure dominá-la, conduzi-la. Deus nos fez com sentido e propósito, portanto nossos hábitos devem refletir isso. Veja o que a Bíblia diz: “Ouça conselhos e aceite instruções, e acabará sendo sábio.” (Provérbios 19.20). Não basta ler artigos, é preciso extrair os princípios, colocá-los em prática, aplicar fé e colher frutos! Vamos nos preparar para um 2017 diferente?

Pastora Kéola Dantas

1 Comentário

Deixe uma resposta