Na biologia, a metamorfose é evidente tanto entre os insetos como a joaninha, a cigarra e a borboleta, como entre os anfíbios, como rãs e sapos; entretanto, o ser humano é também um grande exemplo da metamorfose – mudança de forma e estrutura durante o ciclo de crescimento ou desenvolvimento natural.

Creio que toda transformação humana genuína é resultado de uma mutação de formação vital, caracterizada por uma mudança mental ou metanoia, conforme apresentado na carta paulina endereçada aos cristãos de Roma.

“Não se amoldem ao padrão deste mundo, mas transformem-se pela renovação da sua mente, para que sejam capazes de experimentar e comprovar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus”.
Romanos 12.2 (NVI)

Transformação genuína tem a ver com mudança visível de curso e de ação comportamental, resultante de uma mudança interior de formação ou caráter. Todos os hábitos e traços da personalidade humana são influenciados pela sua formação, seja ela marcada por identidade genética, aprendizado por observação, transmissão de conhecimento ou atmosfera social. Entretanto, o escritor e apóstolo Paulo, nos faz entender que o sucesso e garantia de uma transformação autêntica só é consolidada com a presença de uma metanoia ou transformação do paradigma mental. Seu modelo de pensamento precisa de renovação para que a sua mudança formativa seja validada.

Nossas resoluções ou deliberações, escolhas e decisões diárias são catalisadas pela nossa forma de ser e de pensar, daí a importância de mudarmos a nossa rotina de ações renovando o núcleo de nossa mentalidade para experimentarmos uma transformação crescente, genuína e duradoura. Então, mude o seu jeito de pensar. Pense de uma forma diferenciada. Reflita com atitude e aja com sabedoria, bom senso, firmeza e convicção.

Não viva uma vida ametabólica, sem mudanças significativas na forma de pensar e de ser. O segredo de uma vida autêntica está em vivenciar o processo de desenvolvimento da vida com mudanças constantes, positivas e transformadoras. Então seja transformado com uma mente renovada.

De repente, fazer aquela dieta terapêutica, aprender aquele novo idioma, iniciar aquela reeducação alimentar ou academia, cursar aquela pós, alcançar aquela meta de leitura anual, começar um novo empreendimento ou qualquer outro desafio sem procrastinar, é apenas uma questão de alinhamento de duas palavras na sua vida e história de sucesso e transformação – metamorfose e metanoia!

Pense nisso… e aja em seguida!

Pr. Jay J Gomes

Sem comentários

Deixe uma resposta