Quanto vale o conhecimento?

0

Você já deve ter ouvido sobre a importância do conhecimento. Richard Feynman disse há quase cinquenta anos “temos sorte em viver numa era em que ainda estamos fazendo descobertas”. Somos uma geração muito privilegiada, pois temos acesso à informação de maneira quase instantânea através da Internet.

Por meio de um clique, podemos disseminar ideias ou resultados de pesquisa para milhões de pessoas. A cada dia surgem mais livros e artigos como esse. A informação se dissemina na velocidade da luz através dos websites e das redes sociais, expandindo o conhecimento continuamente.

O físico brasileiro Adauto Lourenço explorou esse tema de maneira elegante, em seu livro “Como tudo começou”, ao dizer que informação não é algo material, mas requer um meio material para armazenamento e transmissão. Para ele, informação não é vida, mas a informação nas células é essencial para todos os seres vivos. De certa maneira, a informação é um pré-requisito para a vida.

A história da humanidade é marcada pela busca por conhecimento. Desde as épocas mais remotas, o homem tem se mostrado um aprendiz curioso pensando e refletindo sobre si, a natureza e o divino.

O homem também já percebeu que o poder está diretamente relacionado com o conhecimento. De fato, “conhecimento é poder”, como disse Francis Bacon. Muitos países desenvolvidos demonstram que foram influenciados por esse pensamento e há décadas investem na educação de seu povo e na pesquisa.

O próprio Benjamin Franklin, um dos líderes da Revolução Americana no século XVIII afirmou que “investir em conhecimento rende sempre os melhores juros”. É também atribuída a ele a célebre afirmação: “Se você acha que a instrução é cara, experimente a ignorância”.

Minha recomendação de hoje para você faz menção a um provérbio judeu antigo: “O conselho da sabedoria é: procure obter sabedoria; use tudo o que você possui para adquirir conhecimento” Provérbios 4.7.

Pr. Murilo Dantas
Professor universitário, teólogo e pastor. Doutor em Computação Aplicada, com formação nas áreas de computação, teologia e ensino.