Somos seres humanos. Biblicamente entendemos que somos seres que têm corpo, alma e espírito, mas algo que precisamos entender é que os três não trabalham isoladamente, pelo contrário, são intrinsecamente entrelaçados, ou seja, tudo o que acontece com um afeta diretamente ou indiretamente os outros dois. Seria como pegar a cor verde, que é a mistura das cores azul e amarela, e querer separá-los novamente. Nosso ser é assim também, não existem caixas separadas para o corpo, alma e espírito.
Entendendo isso fica mais claro compreender o texto do homem coxo na porta formosa no livro de Atos: “Disse Pedro: “Não tenho prata nem ouro, mas o que tenho, isto lhe dou. Em nome de Jesus Cristo, o Nazareno, ande”. Segurando-o pela mão direita, ajudou-o a levantar-se, e imediatamente os pés e os tornozelos do homem ficaram firmes. E de um salto pôs-se de pé e começou a andar. Depois entrou com eles no pátio do templo, andando, saltando e louvando a Deus” – Atos 3.6-8.
Veja como Jesus o cura integralmente. O homem andou porque ficou fisicamente curado, saltou porque suas emoções foram curadas e louvou a Deus porque ficou fisicamente restaurado. A obra de Deus para aqueles que o querem é completa.
Deus não quer dar uma solução temporária para você, como somente a cura do seu físico ou só das emoções, mas uma cura total e permanente. Ele é um Deus completo. Pode ser que você não entenda uma crise emocional que está tendo, por exemplo, mas com certeza ou ela está afetando sua vida espiritual e física ou ela foi gerada por uma delas. Assim é com todas nossas crises, como: material, da saúde ou santidade, relacional, na vida com Deus, emoções etc. Tudo o que você faz está ligado nas três dimensões.
Que Deus te dê sabedoria, não negligencie sua vida e cuidado com as emoções, físico e espírito. Lembre-se, Jesus levou sobre si todas as nossas dores e enfermidades. Nossa cura, conquistas, respostas e milagres são a nossa fé aplicada a palavra de Deus. Como o coxo que buscava a cura física, mas Jesus lhe trouxe a cura nas três dimensões. A cura ‘integral’ para nossa vida já foi conquista, os céus estão abertos, creia, receba e viva o melhor final de ano da sua vida!
Pr. David Tiburcio