Viajando pelas estradas podemos apreciar a natureza, conhecer novos lugares mesmo que de passagem e perceber como uma rodovia é planejada pelos engenheiros. Também podemos notar a existência de uma mureta metálica na lateral da pista, chamada guard rail. Esta mureta de proteção existe em curvas, canteiros, pontes, barrancos e trechos sinuosos que exigem cuidado especial do motorista. Passando por pontes e barrancos, temos pouco espaço para erros. Se atravessarmos um canteiro central podemos bater de frente com outro carro. Em trechos sinuosos, toda atenção é necessária diante de mudanças inesperadas na pista. Ou seja, um guard rail não está ali para dizer que você não pode dirigir, ele está ali, na verdade, para sua proteção enquanto dirige.

O pensamento hedonista do mundo em que vivemos detesta limites e vive constantemente tocando as muretas de proteção da vida, achando que isso significa liberdade. Como se a simples frase: “Beba com moderação” no final dos comerciais pudesse gerar uma conduta mais responsável entre os jovens de nossa geração.

É preciso muito mais que moderação. Precisamos de metanoia, mudança de mente. Precisamos reconhecer que as maiores decepções e traumas provavelmente poderiam ter sido evitados se tivéssemos respeitado os limites, os guard rails da estrada da nossa vida.

A vida decola quando entendemos que os limites que Deus nos aconselha a ter não nos aprisionam, mas levam-nos à verdadeira liberdade. Ele sabe o que edifica e o que destrói. Esse amor que protege quer acender uma luz dentro de nós com o Espírito Santo de Deus.

Num mundo onde a mídia e as más companhias tentam dar conselhos sobre liberdade, uma que acaba em libertinagem e leva ao fundo do poço, decida ouvir o verdadeiro Conselheiro da Liberdade. O Espírito da Verdade, que anda com você e lhe ensina a cada passo como pilotar sua vida na estrada da sua história.

Maturidade também é adiar desejos imediatos para obter conquistas definitivas. Viva uma vida revolucionária. Não troque o definitivo pela tentação imediata. O alvo não é viver raspando em guard rails, mas acelerar fundo nesta estrada.

Pr. Filipe Santos

1 Comentário

Deixe uma resposta